Astrologia

Coaching Astrológico

Muitos são os campos de aplicação prática da Astrologia enquanto conjunto de saberes e ferramenta de autoconhecimento. Dentro da aplicabilidade da Astrologia vemos hoje em dia crescer as ferramentas que alinham o saber a um caminho de auto-desenvolvimento humano, como o Coaching Astrológico, as Constelações Sistémicas, o Alinhamento energético e tantas outras modalidades.
O Coaching pode ser definido como um “processo de desenvolvimento pessoal ou profissional de competências comportamentais, focado em ações do cliente, chamado de coachee no processo, para a realização de metas e desejos”. No Coaching planejamos “ações no sentido de desenvolvimento e/ou aprimoramento de suas próprias competências, equipando-o com as ferramentas, conhecimento e oportunidades para se expandir.” Fica claro o objetivo de melhoria na performance, comportamento e no próprio desenvolvimento humano com essas definições.
Existem várias linhas de trabalho dentro do processo do Coaching, e uma delas é o Life Coaching, ou o Coaching de vida, que traz uma abordagem mais holística e integrativa do ser humano enquanto potencialidade a ser compreendida e desenvolvida. E nessa linha de Coaching existe uma ênfase muito grande para que o coachee consiga ser a MELHOR pessoa que ele possa ser, focando nas possibilidades e oportunidades futuras e transformando a realidade à sua volta para isso. O Life Coaching é um processo de responsabilidade e tomada de decisão que acaba por ajudar o coachee a descobrir, despertar e manifestar o poder interno que muitas vezes ele não está conseguindo ver, ou perceber. O processo se dá através de investigação, análise, muita reflexão e principalmente conscientização das próprias crenças, atitudes, comportamentos, estilo de vida, impacto energético, imagem pessoal e a própria expressão do cliente no mundo e com a vida que ele constrói ao redor de si. É um processo de “empoderamento”, ou há uma decisão de tomar as rédeas da própria vida, ao invés de se colocar no papel de vítima e abdicar do uso do livre arbítrio para co-criar seu “destino”, por assim dizer.
Apesar dessas definições serem de certa forma bem claras há no mercado muita confusão acerca do que seja propriamente dito um processo de Coaching, pois ainda confunde-se muito com outras práticas, técnicas e estudos do mundo psicológico e comportamental. Portanto Coaching não é um processo motivacional, , nem neurolinguística, nem consultoria, counseling ou mentoring. E muito menos processo terapêutico. Falamos aqui de um processo que ajuda o cliente, ou coachee a se desenvolver através de ações, metas e planejamento. É um profundo processo de aprendizagem.
Mas onde estaria o cruzamento do life coaching com a Astrologia? Naquilo que tange os objetivos do Life Coaching a afinidade é total, pois ele não aceita nada menos do que o melhor do coachee, motivando-o a ser o melhor que pode como Ser Humano, e para isso ajuda-o a usar a grandeza interna que já possui. É aí que a ponto de convergência acontece, já que na Astrologia podemos ajudá-lo a descobrir quem é essa melhor pessoa através da conscientização de seus talentos e possibilidades potenciais, e como criar esse planejamento de metas e ações baseado na sua própria natureza pessoal. O autoconhecimento, etapa fundamental do processo de life Coaching é também o grande objetivo da Astrologia enquanto ferramenta de diagnóstico e informação.
O mapa astral é um verdadeiro mapa da mina do tesouro qua nada mais é do que o ser sem eu pleno exercício de potencial. O life Coaching encoraja o coachee a ir além dos limites que suas próprias crenças, bloqueios, ou medos lhe impôs ao longo da vida e perante os desafios. A Astrologia pode mostrar onde é que estes bloqueios ocorrem, em que áreas da vida estão, e quais as melhores ferramentas para ultrapassar. Lembrando que sendo o mapa astral único e individual o processo adquire um caráter totalmente personalizado. Não há dois processos de life Coaching iguais.
Mas falar de Coaching de vida é bastante abrangente, pois a vida do ser humano acontece em quatro dimensões exactamente: a física, a mental, emocional e espiritual, ou dimensão invisível, energética. Não há como desconsiderar o universo invisível que nos cerca, e que tão bem podemos sentir e perceber. Já é tempo de integrar os dois lados da moeda, e trazer luz e consciência àquilo que nos é invisível e oculto e parar com questionamento infrutíferos quanto ao lado espiritual ou energético da vida. O life Coaching mais do que qualquer outro modelo de Coaching trata diretamente desse assunto e desenvolve uma metodologia que nos ajuda a melhorar a energia pessoal e as conquistas pessoais.
Segundo Fátima Abate – Co-fundadora do ICI e fundadora do Instituto de Estudos Quânticos na Califórnia- “o processo de Life Coaching tem como base os fundamentos de energia quântica, ou seja, uma massa de energia influencia outra mesmo sem ter contato direto com esta e, neste padrão de influência, afecta resultados de uma maneira não linear, mas não menos lógica.” Seguindo essa linha de raciocínio e considerando que a Astrologia tem por premissa também levantar informações dessas áreas espirituais e energéticas da vida, vemos como os dois conseguem se associar perfeitamente bem transformando-se assim em uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano integral.
Considerando que tudo é energia, e que praticamente 90% daquilo que chamamos de matéria na verdade não é, ou como Einstein definiu, é “espaço vazio”, então o que é exactamente o mundo concreto com o qual lidamos todos os dias, senão esse espaço energético que permeia a tudo e a todos? E o que habita esse espaço energético? Como lidamos com ele? Como nos tornamos conscientes dele para melhorar nossa performance, comportamento e relacionamentos interpessoais.
Além da análise básica do triângulo da vida astrológico: o signo solar mostrando a essência e a natureza do ser, o signo lunar mostrando o conteúdo emocional, as motivações e os instintos e o signo do ascedente mostrando a personalidade, os comportamentos e as atitudes, a análise das casas 4, 8 e 12, além do estudo da Lua, Netuno e Plutão podem nos dar indicações de como esse mundo oculto e energético se manifesta e é vivido por nós o tempo todo. São chaves de acesso a esse universo quântico e energético mais profundo. Além das casas onde temos os signos de Caranguejo, Escorpião e Peixes, ou seja, os signos aquáticos que mostram a totalidade das experiências emocionais, mediúnicas e espirituais. É nesse universo aquático que os medos, fobias, traumas, sentimentos negativos se alojam, portanto muitas vezes dentro do processo de life Coaching é interessante o estudo desse itens astrológicos para investigar mais profundamente de onde vem as crenças irracionais e também as racionais que a mente produz ao longo da vida.
Pois sabendo que os condicionamentos diários da casa 6, mostrando as rotinas, procedimentos, hábitos e sistemas tem fundamentos na mente racional que produz toda essa metodologia, também devemos supor que a origem delas se encontra nessa parte mais oculta e invisível da vida, nesses conteúdos emocionais e espirituais que as casas de água, 4, 8 e 12 do mapa astral tão bem exemplificam.
Mas não é possível averiguar sistemas, métodos e condicionamentos de rotina se não compreendermos a forma de aprender e crescer, que as casas do eixo do conhecimento nos apresenta através das casas 3 e 9, ou a casa 3 do aprendizado e comunicação e a casa 9 do crescimento, desenvolvimento e aprendizado especializado. No entanto a casa 9 traz um chave muito importante no processo do life Coaching. Ela nos mostra o sistema de crenças, muitas delas no âmbito das crenças irracionais tão trabalhadas no processo. E esse sistema de crenças nos leva a atingir metas e objetivos na casa 10 muita vezes completamente diferentes daqueles almejados e visualizados pela casa 11, a casa dos sonhos, planos e projetos futuros. E ai temos um ponto importantíssimo a ser trabalhado, pois essa desconexão entre aquilo que almejamos e sonhamos, com aquilo que conquitamos de fato trazendo tanta frustração e infelicidade, inúmeras vezes esbarra no sistema de crenças do eixo de conhecimento 3/9 e quase sempre encontra sua origem no lado invisível, energético e espiritual da vida.
Ora voltamos então para o ponto inicial do processo. O estudo de quem somos, o que sentimos e como fazemos do triângulo da vida alinhado com o estudo profundo das casas 4, 8 e 12, as áreas de vivência psicológica, oculta, espiritual ou energética, cabendo o nome ou a denominação que você preferir. Mas o fato é que essas casas nos trazem áreas de experiências de vivências fora da caixa, fora do padrão material cartesiano que não são possíveis de serem compreendidas apenas com a parte racional de nós. Precisamos compreender com a parte espiritual de nós e integrá-la no todo energético que nos faz um Ser Humano integral, um ser holítico verdadeiramente. E é com essa mesma compreensão holística de quem somos que precisamos estudar o eixo 1 e 7, ou o eixo do livre arbítrio onde decidimos os caminhos, escolhemos as parcerias e com quem nos relacionamos. A compreensão dessa dimensão espiritual ou energética da vida também é determinante para a vivência do potencial criativo e o exercício da identidade livre no mundo e na sociedade, conteúdos das casas 5 e 11, pois o eixo da expressão individual e social, respectivamente 5 e 11 vai nos trazer o complemento social fundamental para a experiência humana, já que somos seres sociais por natureza e essência e não vivemos isolados e sozinhos.
Compreender o mapa astral com essa visão holística que o Coaching Astrológico proporciona enquanto ferramenta de desenvolvimento humano integral, traz a possibilidade de trabalhar com esses campos energéticos, e identificar o que chamamos de drenos de energia pessoal, ou escapes de energia que pode estar em qualquer casa astrológica, planetas, signos, ou como desafios de aspectos astrológicos também. Só com a análise integral do mapa conseguimos mapear esse trajeto de drenagem de energias pessoais, desvitalização e escapes de energia. Muita vezes por conta dessa deficiência energética deixamos até de conseguir usufruir as conquistas e sucessos que a vida nos traz. Ou seja, nem sempre os problemas estão em não ter, não conseguir, ou não ser. Muitas vezes, e não são raras, os problemas estão em não perceber, ou não saber, ou até mesmo não aceitar as oportunidades e possibilidades que já existem na vida mas não são vividas.
O processo de Coaching Astrológico que trabalha utilizando o método não linear de atrair os objetivos para si, ao invés do método normal e tracional de definir metas e objetivos e correr atrás deles pode ser uma aliado fantástico nesse diagnóstico, para mapear e identificar esses pontos de escape ou acúmulo energético. E a partir do entendimento que a energia naõ se engana e portanto vamos atrair aquilo que vibramos, compreendemos o quão importante se torna estar e manter a melhor qualidade de energia pessoal que podemos ter, pois teremos mais condições de atrair melhores resultados, prosperidade e abundância. Mas adentrando nesses campos de estudo percebemos que o processo não chega ao resultado se não for desenvolvido e aprimorado as competências espirituais e sensoriais do ser humano, e é exactamente isso que visa o processo de Coaching Astrológico baseado em life Coaching. Promover um profundo autoconhecimento, transformação pessoal através da interacção, conexão e relacionamento prático com essa dimensão espiritual da Astrologia, ou energética.
O mapa astral mostra simbolicamente o projeto de vida que temos, é um plano divino, um mapa do tesouro que traz as facilidades e as dificuldades, os desafios e os talentos, quadraturas, oposições que não serão modificadas enquanto propostas. Não dá para tirar de lá, nem trocar por alguns trígonos, muito menos doar ou vender. Ou seja, é seu, está ali como caminho de aprendizado e evoluir. Mas podemos escolher como viver tudo isso. Podemos escolher como encarar as dificuldades. Podemos aprimorar a experiência humana e conquistar satisfação, plenitude, prosperidade e também felicidade no meio de todos esses desafios e contrariedades. Porque esse é a verdadeira vocação da vida humana, crescer e evoluir, material e espiritualmente, no meio dos desafios que lapidam o caráter, transformam as dificuldades, e atraem o poder pessoal para conquistar prosperidade, abundância e felicidade!
Patricia Ungarelli


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/harmmbr1/public_html/wp-includes/functions.php on line 3778