Musicoterapia

O que é Musicoterapia?

Quando alguém me pergunta o que é a musicoterapia, tento dizer em palavras um universo musical, sendo assim as pessoas sempre ficam em dúvida sobre os objetivos propostos e benefícios dessa Ciência.  A musicoterapia é uma ciência que utiliza a arte sonora musical para abrir canais de comunicação, do indivíduo com ele mesmo e com o mundo.

Dentro de várias definições de vários autores e musicoterapeutas tenho a minha definição como pesquisadora, cantora, compositora e musicoterapeuta, baseada na minha experiência com a música.

A musicoterapia é a ciência que enxerga o ser humano e as relações humanas como música e se utiliza do potencial do som, ritmo, melodia e harmonia para afinar as emoções, o corpo, a mente e o espírito visando à cura.

A cura é um termo utilizado quando há ausência de saúde, o desequilíbrio energético, mental e relacional é uma forma ilusória de doença, sendo ilusão não existe de forma objetiva. È possível “curar” a partir do momento que se toma consciência dos processos emocionais, a música trabalha esses processos, pois não é só matéria é realidade.

Quando nos aproximamos da realidade, destruímos a ilusão e a inconsciência e aprendemos a nos manifestar de forma positiva com pessoas, coisas e fatos.

A musicoterapia é uma terapia artística e expressiva, portanto consegue oferecer a quem passa pelo processo uma comunicação satisfatória.

A comunicação é muito importante. Quando estamos satisfeitos com o diálogo interno nos relacionamos de maneira harmoniosa com o mundo.

O que diferencia a musicoterapia das outras terapias é que ela se baseia na música, e utiliza a música como terapia, e não música na terapia. O paciente ou cliente tem contato direto com as estruturas musicais, através dos instrumentos, tambor, maracá, violão, voz, e etc.

Acontece um processo muito interessante quando alguém inicia uma comunicação verbal ou não verbal. Eu percebo em que velocidade ela fala, se a voz apresenta uma música intensa, aguda ou grave, a forma como esse corpo se movimenta me diz como se dá sua manifestação na grande orquestra que é o mundo.

Afinar esta relação do eu com o mundo, o ritmo mental e toda e qualquer desafinação que se apresenta em forma de doença ou desarmonia é a minha missão pessoal como musicoterapeuta, fortalecer os potenciais e aspectos positivos, através da organização que existe na música de forma concreta, isso é musicoterapia.

Texto de Caroline Nascimento ( musicoterapeuta, cantora e compositora- integrante da equipe Harmonizar e nossa parceira na Mystic Fair 2010)


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/harmmbr1/public_html/wp-includes/functions.php on line 3778