Musicoterapia

A Música e a auto-regulação

A música possui estruturas variadas e complexas, algumas canções são quase impossíveis de serem analisadas e explicadas. É um mundo infinitamente sonoro, do qual somos instrumentos atuantes na grande orquestra que é a vida.

Temos a idéia de que ao escutar uma música podemos nos desligar da realidade e esquecer os problemas, de fato a música tem o potencial projetivo e atemporal de nos transportar. Ainda assim a habilidade mais importante da música é a comunicação com a realidade.

A música assim como a vida apresenta: intensidade, altos e baixos, silêncio, dúvida, medo e contrariedade, portanto a música é real.

O processo de aceitação de si e dos outros está intimamente ligado com a forma que lidamos com a realidade. Aceitar o processo da vida, não é viver como um “pacato Cidadão”, é atuar de forma intensa, rítmica, melódica, e harmônica a cada dia.

A música auxilia no processo de auto-regulação, ou seja, na distribuição de energia ao organismo para promover saúde. A sensação de prazer que sentimos ao escutar uma obra musical equilibra nosso sistema fisiológico

Musicoterapia é uma ciência que tem como objetivo restabelecer ou estabelecer a saúde física, mental, emocional, social, e espiritual utilizando elementos musicais. Ela não se apropria da música somente com comprometimento estético ou intenção e vontade, mas com objetivos, técnicas e propostas específicas para o processo de aprender e reaprender a vida.

Temos o poder de mudar o agora através das escolhas que fazemos, as experiências passadas ressoam como canções que contribuíram para nosso aperfeiçoamento.

Estar disposto a se aceitar é contribuir para a vida, é sempre ser grato, vivendo e “tocando em frente”, pois a música não pode parar.

Texto de Caroline Nascimento ( musicoterapeuta, cantora e compositora- integrante da equipe Harmonizar e nossa parceira na Mystic Fair 2010)

Patrícia Ungarelli

Autora Patrícia Ungarelli

Mais postagens de Patrícia Ungarelli

Entrar na discução Um comentário

  • carolina simões pelegrim diz:

    Caroline comprei seu cd portais de libertação justamen te em 2010vc tinha.me indicado parabouvir durante 45dias a faixa 12 pela manhã a faixa 1 antes de dormir a faixa18 1 x por semana. Mas amo seu cd e quero saber como usar o cd inteiro…..digo como utilizar as faixas .quero saber como adquirir mais algum cd.seu.obrigado


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/harmmbr1/public_html/wp-includes/functions.php on line 3778